quarta-feira, Novembro 24, 2004

Frases em crioulo

Tud’ dreto? (está tudo bom?)
Moda qui bô nome? (qual é o teu nome?)
Quant’ ano bô tem? (quantos anos tens?)
Mim ká falá nada crioulo! (eu não falo nada crioulo!)
Bo tá pa bodje? (tu vais para a baile?)
É sim prope kim tá qrê! (é isso mesmo que nós queremos!)
Mim gosta de amudjer! (eu gosto de mulheres!)
Tud’ gente tem tchéu fidje! (toda a gente tem muitos filhos!)
Nha tchutchu! (minha namorada!)
Nha cretchéu! (meu amor!)
Bô é nha fêma! (tu és a minha mulher!)
Plôita de fêma! (gaja boa!)
Nô bai pá escola! (nós vamos para a escola!)
Un tá d’ féria! (eu vou de férias!)
Bsote tá n’ aula! (vocês estão na aula)
Un tá espiá bô! (eu estou a ver-te!)
Un ká bai pá festa (Eu não vou para a festa!)
A comid’ tá sabe (a comida tá boa!)
Manêra k’ bô faláme! (o que é que tu me disseste?)
Mi Ka podê bai! (eu não poso ir!)
Pará d’ abuse! (parem com a brincadeira!)
Un tá doido na bô! (eu estou doido por ti!)
Trazême só um cartinha pá ká pesá na bô mala! (traz-me só uma cartinha para não pesar na tua mala!)

54 Comments:

Blogger Tiagão said...

Pelas frases que colocaste aqui é fácil de ver o que tens andado a fazer por aí. Não é à toa que dançaste com a outra neguinha.
Os exs. que deste ajudaram-te a manter conversa com ela, não? Até dançares tudo.
Qual é o teu nome?,quantos anos tens?,eu não falo nada crioulo,tu vais para a baile?,eu gosto de mulheres!,meu amor!,gaja boa!,eu estou a ver-te!,o que é que tu me disseste?eu estou doido por ti!.

4:15 da tarde  
Blogger Silvia_Nunes said...

eheheheeheheheh

12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola sou o Tiago Garrido e adoro Criolo, ora vejam:

Ki ta bu flâ di kriolo ? nha fourasss

10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

SOu o rafael basilio e bato a' punheta e' a black da minha vida !!

10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

OLá sou o banda tenho uma pila do tamanho de lombriga

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Era uma vez em fisica, os alunos de turma estavam a jogar futebol e então começaram a entrar mais rijo no jogo . . a seguir de tanto PAU nas pernas, começaram a andar a' porrada .
Primeiro foi o Aguian com o ROCKY e em seguida o Bebinhas a dar porrada no porco espinho :(

A ver esta merda toda, estava um FDP abancado na cadeira e rir pa CRLL . mas tinha Bota da timber FALSAAA ! ! !

Será que estes alunos merecem fazer desporto a partir deste momento ou nao e' melhor entrarem para o BOXE ????

Epa gostava de falar crioulo mas nao sei :S

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou o Tiago Garrido e tenho uma bota mega falsa!!

11:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu sou o Ricardo patamar.. e faço batidos de goibada a' noite !

8:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sou u marco e adoru kriolo!!!
vejao
kem kitah fla nas kostas e pamodi estan a respoetan na rostu(quem fala nas kostas respeitame a kara)

12:55 da manhã  
Anonymous Lady PiQenaa said...

Gostei Buéé das Frazes .
Ouço bué de Kizombas onde existe muito crioulo . É sempre bom :p.

Continua a por mais frazes em crioulo aqui mas Diferentes Que se Uzem em Dia ;)

BacCy #.

By: Lady PiQenaa .

2:01 da tarde  
Anonymous Béé said...

podias ter posto frases que se uzem mais do tipo isso é para baile .
se sabes de crioulo podias por frases que não sejam de bailes ou de algo pareçido..

2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nhox cre prende criolu é pa é ka difixel nao

1:10 da manhã  
Anonymous Komura gime said...

Gostei das frases... como não poderia gostar se estou a trás duma criolinha linda envia-me mais frases bonitas para komuragime@hotmail.com

2:12 da tarde  
Blogger Vicente Gime (komura) said...

Daqui a nada o crioulo vira moda...

2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este forum e uma merda so macacos aki tenham paciencia pfff

10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

crioulo devia virar moda msm *-*

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de saber o que quer dizer a palavra LAMINISEIDE em creolo ou qualquer dialecto Guineense

4:05 da tarde  
Blogger Patricia said...

sabes-me dizer o que quer dizer a expressão criola "dnb"?
beijinho

3:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

n´ta gosta di Bo Modaa Porco ta gostaa di laama !!

A mi é dodaa na bô!!

Mi ku Bo Gossi é na saburaa !!

6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá sou o Joaquim e tenho uma pilinha pequenina. Nha cretcheu, nha tchutchu

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como se diz em criolo : só n´s sabemos o quento nos fazes falta?

1:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

como e que se diz em criolo: só nos sabemos o quanto nos fazes falta?

2:00 da manhã  
Anonymous kida said...

só nos sabemos o quanto nos fazes falta?
Em crioulo: So nôs ki sabi modi c bo ta fazenu falta.
dnb = Dodu Na Bô, ke significa louco(a) por ti.
Eu sou Caboverdiana e essas frases de crioulo não estao corretos não. É o crioulo da ilha de S.Vicente. e cabo verde tem 9 vertentes do crioulo, entretanto o mais falado é o da ilha de Santiago, da Praia capital.

12:15 da tarde  
Blogger NETCHA BEM PA FLA said...

ai meu Deus ajudai esse povo a perceber o crioulo hahah

10:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

São todas umas grandes putas!!!!!

5:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vacas,querem engravidar para vir para Portugal ou para a Europa!!!!

5:27 da tarde  
Anonymous mena said...

esse senhor ou senhora que por sua vez escreve em anonimo........é cobarde!!so diz asneiras e além disso é desprevenido da sua inteligencia.oh rapazito Deus não foi nada generoso contigo.vai ser feliz e tratar dos teus problemas que de certo são bastantes.não sei se reparaste mas ninguem deu credito ao que escreveste,isso significa que para eles és tão importante como a merda que pisam!!so eu te dei credito,sabes porquê?porque fico indignada com o mundo qundo me deparo com personagens como tu!!!cresce e aparece!em relação ao site ta muito bom continuem a colocar aqui frases tipicas do dia a dia.gosto de ouvir falar crioulo e assim sempre aprendo mais qualquer coisinha.fiquem bem

7:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cole busta fala nada em criolo nha mano sa ta gaga nes

8:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vejam lá se me conseguem ajudar a traduzir isso

"Lirío deng-vallta robu joaqieu klaima slida voara afetu unet amânc koch gilbença volpi"

11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como se diz 'Bonito' em criolo ? :s Thx :3

2:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Qual a tradução:

Vivi tudu dia so vontadi nbai min ca sabi deixa de alucina so pa xinti bem

7:08 da tarde  
Blogger Plopes said...

Como desejo parabéns ou feliz aniversário a alguém? Em crioulo, pois claro! ;)

6:28 da tarde  
Blogger Plopes said...

Como desejo parabéns ou feliz aniversário a alguém? em crioulo, pois claro!;)

Obrigada

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o que quer dizer cuiá??

4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

POMODI- porquê
SABURA- sabor
ÂNTON- então
CAPE-cabo
TĎ'DIRETO- tudo bem

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mi liguem gatxinhos adoro pila faço bons bicos e adoro levar na cona contato 961476466

3:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não tem nenhum tradutor para crioulo ? Bjins :*

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabéns! :D

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O que quere dizer Atans ? Fix ?sta sabi

1:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

isto é badio e sampadjuda ninguém sabe onde procurar frases deste tipo?

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

como se diz em Crioulo:
"gosto quando falam mal de mim nas costas"
"sinto a tua falta e tu nem notas"
"as pessoas estão-me a perder aos poucos e nem reparam"

11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola eu sou caboverdiana e resolvi ajudar-te a traduzir, peço-te desculpa por nao traduzir a última frase mas infelizmente eu nao sei traduzir muito bem.
"Eu gosto quando falam de mim nas costas"- n'gosta oras k alguem fala mal di mi na nha costa.
"sinto a tua falta e nem notas"- n'sta xinti bu falta nem bu ca ta nota.
bjsss da tua amiga anonimo.
e ja agora tenhu orgulho de ser caboverdiana. :)

2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Kuza ki sa ta passa? Em ki bu pensa nha mano? Fetcha placa boy!

12:47 da manhã  
Anonymous horacio fausto bookllyn said...

boa, eu ja estou preparado para criolar!!kkkkk

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cambada de burros não sabem falar em criolo e depois em anonimo dão se pa espertos muita falta de muah na cara só pode ass joana monteiro

3:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

epahhhh sinceramente,este site era suposto ser para aprenderem frases em crioulo,mas pelos vistos tem uns certos ignorantes anonimos que so se dao ao trabalhos de vir aqui falar so shit como por exemplo virem dizer que teem as pilas pequenas...pelo amor a santa,primeiro de tudo,ninguem vos perguntou nada,segundo voces devem ser tao frustrados com o tamanho que teem de vir aqui expor...............se nao sabem falar nem escrever crioulo por favor nao tentem,porque se for pa darem pa espertos i burros,deixem quem sabe......tenho dito....
ORGULHO EM SER BERDIANAaaaaaaaa

12:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe como denunciar esta merda ? desculpem mas é assim comentaram em meu nome e com o meu contacto e tenho rcecebido tudo o que é chamadas e mensagens obscenas por isso o dono deste blog que apague o meu suposto comentario que tem o meu contacto ok ? vou deixar aqi o mail do meu blog para o senhor ou senhora do blog me contactar mylittleworld93@gmail.com

1:37 da tarde  
Anonymous Edukor said...

Muito bom, espero que continuem a postar mais frases, assim posso acarinhar a minha caboverdiana de São Vicente.

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que significa " Na misti bo ", alguém me poderia ajudar sff.
Obrigada

3:00 da tarde  
Blogger Rute Moreira said...

Que li é ca Kriolo e sanpajudo.
Traduzido: Isto não é criolo é sanpajudo eu sou cabo verdiana

7:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol

7:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na ilha do sal e diferente o crioulo ou e igual ao de são Vicente?

11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Algem se importa de me dizer algumas frazes em criolo bacanas para eu completar nha tatu??
E qe eu em criolo so sei senas de amor...
Obrigado e bjao.. ♥♥♥
BY: Patrícia Inácio (Tita)

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alguem me pode ajudar aq completar nha tatu??
Eu kria uma frase em criolo bacana pa escrever sem ser senas de amor pff.. ♥♥♥
Ass: Tita

10:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home